Realizar a manutenção preventiva do seu veiculo diminui os riscos de acidentes, defeitos inoportunos e reduz a emissão de poluentes. Veja algumas dicas:
- Observe a data de vencimento de todos os documentos e ande sempre com eles em dia. Lembre-se de fazer a inspeção antes dessa data.
- Verifique se o equipamento possui as placas de identificação, inspeção com o lacre íntegro, chapa inox com a identificação do equipamento soldada em todo seu perímetro, placa do fabricante e plaqueta de para-choque adequadamente fixadas.
- As placas de identificação dos produtos perigosos e segurança devem estar em bom estado de conservação, fixação e limpeza. Elas são muito importantes para identificar facilmente a carga transportada e medidas que podem ser tomadas em caso de acidentes.
- Verifique se há vazamento na junta de vedação das tampas da boca de visita do equipamento e se a junta está em bom estado de conservação.
- Fique atento ao sistema de iluminação e verifique luzes e fusíveis. Observe também se seu veículo possui as faixas reflexivas conforme legislação.
- Verifique se o sistema de exaustão (escapamento e catalisador) está em boas condições de uso e com todos os componentes.
- Ande com os pneus do seu veículo calibrados adequadamente e evite, assim, o consumo excessivo de combustível e desgaste irregular dos pneus.
- Verifique se há vazamentos de óleo (motor, caixa, direção, diferencial) ou outro líquido.
- Para evitar o superaquecimento do motor, mantenha a água do reservatório do radiador no nível recomendado pelo fabricante e fique de olho no marcador de temperatura do painel de instrumentos.
- Ande sempre com o veículo em uma rotação adequada com a posição de marcha no momento, evitando assim, consumo excessivo de combustível e maior poluição do meio ambiente.
- Evite usar o veículo com o tanque de combustível na reserva, prejudica o bom funcionamento da bomba de combustível, e evita sugar resíduos de sujeira do fundo do tanque.
- A manutenção preventiva é a melhor maneira de manter o veículo em condições de uso com segurança.
- Revisões periódicas, aquelas sugeridas no manual do proprietário, são importantes para garantir o bom estado de funcionamento dos componentes dos veículos.